quinta-feira, 24 de novembro de 2011

No dia 30 de setembro de 2011 o grupo dos Monitores Ecológicos da Eugênio Ritzel, juntamente com os demais grupos de monitores da rede municipal de ensino, participou do encontro "Romaria das Águas de Novo Hamburgo".




Depois de assistir a peça teatral "Pirulim Dourado"....



todos os grupos de monitores misturaram um pouco de água da nascente dos onze arroios do município participantes do Projeto Conhecendo as Águas e Banhados do meu Município numa tigela, que  foi despejada  novamente no Rio dos Sinos num gesto de purificação simbólica.




                                                                    *  *   *

(...) De volta ao Loteamento Kephas após concluídos os trabalhos de monitoramento do Trecho 3 do Arroio Pampa, porém não satisfeitos com os resultados obtidos até então, fizemos uma Oficina de Mapeamento Biorregional tendo a escola como o eixo central da nossa biorregião mapeável:



Partimos pela Rua dos Garis em direção da nascente do afluente da margem direita do Arroio Pampa, localizado no entorno imediato da  Escola, porém supreendentemente ignorado no monitoramento anterior?!?


O que descobrimos foi literalmete de arrepiar: "moradias" construídas práticamente debtro do leito do arroio atulhado de resíduos sólidos domésticos misturados com esgoto e outros resíduos perigosos...seis meses depois do deslizamento de terra que destruiu as casas de algumas famílias e vitimou alunos da nossa escola nesse local.  


Mais além da zona-limite dessas "ocupações humanas" enfim re-encontramos o curso seminatural do arroio.


Com base nessa vivência e nos conhecimentos obtidos em campo construímos o Mapeamento da  Biorregião da EMEF Eugenio Nelson Ritzel:




4 comentários:

  1. Então pessoal, como foi essa experiência pra vocês?

    ResponderExcluir
  2. nome:mateus
    eu gostei muito deste passeio foi muito inspirativo para todos os trabalhos que iremos fazer

    ResponderExcluir
  3. Josemara

    eu e meus amigos queria ir no açude mas não pudemos porque o açude estava contaminado.

    ResponderExcluir
  4. Marcos

    o seu João nos mostrou uma fruta rara no Brasil que se chamava arasapiranga.

    ResponderExcluir